Editorial #1

Por Daniel Dalpizzolo

Acredito que a maior parte das pessoas que estão lendo este editorial já sabe quem somos e de onde viemos, e de certa forma deve imaginar um pouco do que pretendemos com o lançamento deste novo veículo do Multiplot!, mas faz-se necessário retomar um pouco de nossa história e, junto disso, apresentar a nova casa, as pessoas e as seções que a compõem.  O Multiplot! surgiu em 2008, como um blog coletivo de cinema cujo objetivo era simplesmente o de reunir um grupo de velhos amigos, conhecidos de fóruns de internet e chats alucinados de messengers, que ali se reuniam para demonstrar (com toda versatilidade/surtagem permitida pela plataforma dos blogs) em post aleatórios e em eventuais especiais temáticos o seu amor pelo cinema.

Vale lembrar que todos nós, sem exceção, antes de conhecermos a pessoa que cada um dos demais é, conhecemos o cinéfilo que nele habita. Foi assim que os vínculos se construíram, e certamente é por esses interesses em comum que eles se tornaram tão fortes. E foi pela força desses vínculos que, após um longo recesso do blog Multiplot!, e depois de experiências de seus componentes em outros portais e sites de cinema da internet, retomamos nossa ideia inicial, existente antes mesmo de nos aventurarmos pela blogosfera cinematográfica: a de ter um site de cinema.

O Multiplot! é composto por dez integrantes, como vocês podem ver na página do expediente. Nossa proposta pode ser resumida facilmente. É uma revista eletrônica voltada à crítica cinematográfica, que busca, antes de qualquer coisa, praticar o objetivo básico de qualquer texto sobre cinema: estender a experiência que temos com os filmes através de análises, artigos, matérias e especiais, sejam eles sobre os filmes em circuito ou de outras épocas, seja aleatoriamente ou em torno de temas específicos — como o que vocês podem visualizar em nossa estreia, analisando e discutindo a obra do grande cineasta Max Ophüls, certamente um dos responsáveis por esta paixão tão forte que nós do Multiplot! e tantos outros cinéfilos espalhados mundo afora sentimos pelo cinema.

Através do especial, composto pela biografia deste gênio e críticas para 19 de seus filmes, buscamos organizar ideias e uma análise geral tanto dos filmes quanto das principais características de Ophüls, da pulsão iminente destes filmes e do estilo único com que filmava, que o fizeram ser um diretor diferenciado, um genuíno artista que buscava caminhos até então inexplorados pela arte. Fazer jus ao legado deixado por Ophüls é uma tarefa praticamente impossível, é verdade, mas o resgate deste cineasta nos pareceu a melhor forma de darmos início ao projeto, torcendo para que ele sirva de incentivo para que os cinéfilos que nos visitarem busquem conhecê-lo e se aprofundarem na sua obra. Vale lembrar que especiais como este serão lançados a cada quatro meses — mas, no tempo intermediário, outras propostas coletivas devem surgir em torno de temas e autores.

Além do especial também temos em nossa estreia uma seleção comentada sobre a Hollywood dos anos 70, alguns textos sobre filmes atualmente em voga no circuito nacional, como A Árvore da Vida, Lola, Meia-noite em Paris e Super 8, além de críticas para filmes de outros anos e décadas, que serão recorrentes por aqui. As atualizações do Multiplot! serão semanais, procurando equilibrar textos dos filmes que estão passando nos cinemas com as raridades e os filmes de escolas e de diretores que cultuamos e que temos por interesse repassar para os eventuais leitores, pois afinal a arte, e no caso específico do Multiplot! o cinema, não merece ser resumida ao seu caráter efêmero da experiência instantânea — e sim atravessar gerações para viver eternamente em nosso imaginário.

Agosto de 2011. 

14 comments on “Editorial #1

  1. Rodrigo Cunha on said:

    Pessoal, do fundo do meu coração desejo toda a sorte e sucesso do mundo. Vocês são fodas pra caralho e espero que o novo Multiplot cresça na proporção intangível do velho talento que sei que vocês têm.

    Grande abraço!

    Rodrigo

  2. Ótima estréia! Parabéns e boa sorte!

  3. Caramba, entrou com tudo, eim…
    Dale Multiplot! Boa sorte para vcs!

  4. Tomara que o site cresça MUITO!

  5. K. Lincoln on said:

    Ficou lindo demais. Quando me deparei com esse visual todo refinado, até bateu um medinho de não poder comentar nas críticas, artigos etc (como acontece nas demais revistas eletrônicas de cinema)…mas náa, bom e velho esquema de blog- parabéns a toda a equipe!

  6. Começaram com o pé direito!

  7. Não acompanhava o velho Multiplot mas li muitos textos depois que ele foi abandonado e gostei bastante de algumas coisas. Vou acompanhar aqui e tenho certeza que um bom trabalho será feito pois vocês tem muito potencial. Boa sorte, e espero que os filmes que eu gosto entrem logo em pauta!

    Parabéns e boa sorte!!!

  8. Daniel Dalpizzolo on said:

    Obrigado, pessoal. Esperamos que todos acompanhem nossas atualizações e as novidades que já estamos planejando.

    Abraço.

  9. Poxa, parabéns pelo novo Multiplot!. Como muitos outros, passei a acompanhar o velho blog apenas depois da sua estacionada – e mesmo não curtindo muito do cinema que lá era comentado, não podia negar a qualidade dos textos.

    Espero sinceramente que o novo MP! seja tão ou melhor do que o antigo.

  10. Parabéns pela estréia! e sucesso!

  11. Muito bom o site. Parabéns! Gostei principalmente do artigo sobre a Nova Hollywood.

  12. Renovar é bom, dá novo ânimo. Também vamos renovar a partir da outra semana no cinefilia. E tenho que dizer,o visual ficou show. O mais importante é que a gente siga encontrando os bons textos que sempre apareceram aqui. Parabéns povo!

  13. Que maravilha caras, desejo todo sucesso possível e que o site se torne referencia. Acabei de ler a crítica para o novo filme do Clintão e mudei a impressão que tinha, pelo que vi. Vocês são os melhores! Forte abraço a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

206 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>