Colateral (Collateral – Michael Mann, 2004)

Bah, eu tava precisando mesmo dessa revisada. Caramba, é muito alto nível isso. A forma que ele filme L.A, mostrando aquele mar de luzes, poetizando a cidade através do reflexo, dos sinais, da própria arquitetura. Isso é saber usar o ambiente. Cara, é cada enquadramento, como, por exemplo, quando aquele corpo cai no carro, ou até quando ele fica de mãos atadas buzinando por ajuda. E essa cena aí do cantor de Jazz, essa quebra de expectativas, repentinamente, de um momento relaxado, praquela mudança de expressão, de terror. E o personagem do Cruise é dos mais fodas de sempre, né? Não existe explicação, ele pode ser simplesmente mau, em essência, não tem como saber, não tem como deduzir muito, é tudo muito pouco sugestionado sobre ele, como se tivesse um barreira. Mas existe algo ali, meio que impede de odiar completamente, como uma interrogação, um certo código de honra, como quando na hora em que simplesmente perde o duelo de tiros, e senta no banco. Ele perdeu e agora vai simplesmente morrer ali, nada pessoal, sem ressentimentos. Quando ele fala pra mãe do Foxx que são amigos, da pra sentir uma certa sinceridade ali. Não tem como odiar completamente, e até da pra ter um misto de admiração com qualquer outra coisa (ou uma palavra semelhante a essa). E fora a fodisse dele, entrando naquela festa, aquela imponência, aparentemente invencível, violento, focado. É incrível como mesmo nessa frieza toda, ele consegue ainda exalar um sentimento misterioso, que vai contra a natureza explicita dele. E ainda foi esnobado, a atuação do cara ta entre as melhores da década.

4/4

Thiago Duarte

8 Comments

Filed under Comentários

8 Responses to Colateral (Collateral – Michael Mann, 2004)

  1. djonata

    obra prima e melhor atuação do cruise.

  2. Murilo

    obra prima, melhor atuação do cruise e melhor filme do Mann.

  3. caiolefou

    Esse só perde para o novo do Mann.

  4. Thiago Duarte

    Não. E meu preferido era Fogo Contra Fogo, mas nem, Colateral bem melhor.

  5. djonata

    01. Profissão Ladrão
    Miami Vice
    Colateral
    02. Fogo Contra Fogo
    03. O Informante
    04. Inimigos Públicos

    todos com nota máxima e diferença mínima de um pro outro.

  6. Thiago MC

    Coincidências…tb revi Colateral nesta semana e ele tb subiu no meu conceito, que já era alto…não sei se é mesmo o melhor do Mann, precisaria rever todos os outros, mas é um filme fodão demais, sem dúvida alguma…e concordo contigo, a maneira que Mann filma L.A. é algo, cada vez que vejo esse filme, fico louco para dar um pulo naquela cidade…é uma obra poética sobre a cidade…quase uma declaração de amor a Los Angeles embalado num puta filme de um puta diretor. OBRA-PRIMA.

  7. Thiago MC

    Ah, e o que é aquela cena dos coiotes passando a frente do carro ao som de Audioslave? Foda, mto foda. A trilha é MUITO FODA.

  8. Vinícius

    Sabia que o Fernando Meirelles quase dirigiu o filme?

    Já pensou?