Do You Like Hitchcock? (Dario Argento, 2005)

http://whiggles.landofwhimsy.com/funbag/hitchcock1.jpg

De todos os flertes com o cinema de Alfred Hitchcock já produzidos – e a lista é tão distinta que ao mesmo tempo podemos citar François Truffaut, Stanley Donen e Brian De Palma, pra ficar em apenas três exemplos – nenhum beira tanto o artifício quanto Do You Like Hitchcock, filme feito pelo mestre italiano Dario Argento pra tevê italiana que, numa combinação criteriosa de uma série de elementos evocativos a grandes momentos hitchcockianos, brinca com a obsessividade do espectador sobre o poder da imagem, da visão, ou simplesmente do voyeurismo.

Não há nada de inovador em seu discurso, nem deveria, mas como cinema artificial, da simples colagem de uma série de imagens sem qualquer densidade, Do You Like Hitchcock funciona perfeitamente – e a simples necessidade da execução de uma ação como propulsora de outra garante o tom de superficialidade. A troca de mídia parece ter despertado uma consciência cinematográfica essencial, de certa forma mantida – ou potencializada – na obra-prima La Terza Madre que Argento faria em seguida, dessa vez retornando ao cinema com o mais vagabundo e importante filme da nova safra de filmes-B.

É um pequeno conto juvenil de detetive amador ao melhor estilo “do yourself”, feito todo de recortes de alguns dos mais celebrados filmes de Hitchcock, viajando por referências óbvias como a montagem em saltos apresentando toda a vizinhança no início do filme ou a perna quebrada até outras mais trabalhadas, como a evocação de certo filme a partir de um simples acorde. É trabalhado sobre a ótica de Janela Indiscreta e uma homenagem a Pacto Sinistro, mas trabalha Disque M Para Matar, Um Corpo Que Cai e Psicose dependendo da necessidade e do interesse.

Mas mais importante do que celebrar a diversão que garante é registrar o nítido interesse de Argento em dar vida ao material, seguramente um filme em que o prazer de se assistir parece jamais ser tão intenso quanto o de produzir. Pode fugir completamente da perspectiva argentiana de cinema – seria mais como De Palma adaptando um conto de mistério da Coleção Vagalume – mas qualquer conjunto de imagens que receba tanto carinho e ao mesmo tempo um tom satírico tão invejável merece meu respeito.

3/4

Daniel Dalpizzolo

2 Comments

Filed under Comentários

2 Responses to Do You Like Hitchcock? (Dario Argento, 2005)

  1. Valeu pela dica, eu não conhecia esse.

  2. Pingback: Assim Está Escrito