Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: Notas breves sobre alguns filmes – Parte 3

Por Camila Vieira

Um Forte Clarão (Ainhoa Rodriguez)

Em um vilarejo na região espanhola de Tierra de Barros, as ruas estão vazias. Há algo de misterioso e sombrio que se captura nos planos gerais de Um Forte Clarão. O longa busca aliar o registro documental ao filmar moradores da região com estratégias ficcionais que flertam com o realismo mágico. Em um território onde mulheres sobrevivem mediante a concretude do despovoamento da comunidade, são alimentados rumores de que mais pessoas irão desaparecer.

Em sequências isoladas, o longa de Ainhoa Rodriguez consegue amplificar a sensação de estranheza de viver em uma cidadezinha isolada: mulheres idosas conversam sobre o medo de sair à noite e, mais à frente, um disparo balança o lustre da casa; outra mulher vê um programa de televisão em que um homem pede que sua esposa volte para casa e ouvimos várias gargalhadas altas em off; uma jovem entra em um casarão e derrama leite em seu corpo nu. Com rigor na composição de cada plano, o filme parece ter algo de incompleto no conjunto, sem também chegar a uma radicalidade na sua tentativa de romper com a estrutura narrativa tradicional. 

Sanguessugas – Uma comédia marxista sobre vampiros (Julian Radlmaier)

Pode parecer até interessante a premissa inicial do filme em forjar uma comédia a partir da crítica marxista ao capitalismo como o vampiro dos nossos tempos que suga a força de trabalho do operariado. Com a trama concentrada no final dos anos 1920, a senhorita Octavia Flambow-Jansen é uma vampira entediada com seu cotidiano aristocrático, ao lado de seu assistente Jakob, que toma consciência de sua condição como explorado por meio de Rosa, uma jovem militante e integrante de um clube de leitura das obras de Marx.

Em paralelo, acompanhamos a história do misterioso barão Kobersky, que chegou a interpretar Trotsky em uma das filmagens de Sergei Eisenstein e agora sonha também em ser cineasta em Hollywood. O desenvolvimento da narrativa de Sanguessugas não consegue fazer uso efetivo de seus personagens como alegoria da exploração apontada por Marx e referenciada o tempo todo nos diálogos e tampouco as situações construídas aproveitam bem o potencial da comédia como gênero.    

* Vistos na programação da 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

FacebookTwitter