Screenshots! – Olhos Diabólicos (La Ragazza Che Sapeva Troppo – Mario Bava, 1963)

por Luis Henrique Boaventura

Muito se falou de Olhos Diabólicos nessa recente redescoberta de Mario Bava após legendas em pt-br finalmente terem caído na internet. No entanto, diante do delírio de cores em Seis Mulheres Para o Assassino, do surto narrativo em Banho de Sangue e mesmo da opressão atmosférica de Operazione Paura, Olhos Diabólicos costuma ser um tanto subestimado. E é compreensível, as pessoas erram a mão na expectativa e se decepcionam por não encontrarem outro maravilhoso show de malabarismo com luzes, sangue e uma câmera que vira brinquedo de criança nas mãos do italiano.

Mas Olhos Diabólicos é único, perdido numa lacuna entre dois gêneros que sempre estiveram ligados, mas que nunca se encontraram: o noir e o giallo.

Isto abaixo é uma cena de, sei lá, uns 15 ou 20 segundos. Uma moça caminha para casa, sozinha, no meio da noite. O que parecia ser um plano comum converte-se em subjetivo assim que duas mãos saem de dentro da câmera e acendem um cigarro. Um homem surge, cobre a tela por um momento, e pára no centro no plano. Um casaco, um chapéu, cigarro e fumaça. A cena corta e estamos dentro da casa, onde a mulher se vê sozinha, no escuro, com medo, e sem saber o que a cerca do lado de fora.

3 Comments

Filed under Comentários, screenshots

3 Responses to Screenshots! – Olhos Diabólicos (La Ragazza Che Sapeva Troppo – Mario Bava, 1963)