Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: Notas breves sobre alguns filmes – Parte 1

Por Camila Vieira

Os Inventados (Leo Basilico, Nicolás Longinotti, Pablo Rodríguez Pandolfi) 

O longa-metragem argentino Os Inventados poderia despertar algum interesse mínimo, caso sua proposta inicial fosse levada adiante. Lucas é um atendente de telemarketing que deseja voltar a trabalhar como ator. Ele passa por vários testes e falha miseravelmente. Ao se inscrever em um workshop de atuação com mais quatro participantes, ele poderia ser levado a uma experiência sobre jogos de encenação fora das limitações adestradas do cotidiano, tal como o instrutor apresenta no início da trama. 

No entanto, a complexidade do exercício de interpretação e a possibilidade da construção de uma persona são apenas subterfúgios para o trio de realizadores Leo Basílico, Nicolás Longinotti e Pablo Rodríguez Pandolfi pensarem uma outra dinâmica para Os Inventados. Por meio da subjetividade insegura do protagonista, o filme prefere seguir uma narrativa enfadonha com brincadeiras sobre coincidências e personagens que desaparecem de forma misteriosa. 

Madeira e Água (Jonas Bak)

A sequência inicial de Madeira e Água mostra Anke, uma idosa que mora sozinha, em seu primeiro dia de aposentadoria. Ela conta a novidade para sua filha Theresa pelo telefone e confessa não esperar mais a hora de poder ver o mar nas férias de verão com seus filhos. Quando Anke abre a porta da casa, acontece um misterioso salto temporal e espacial. O contraplano é a imagem de Theresa e Lena à beira da praia. A filha de Anke é levada a recordar sua infância bela e tranquila, onde a antiga casa agora é apenas um símbolo do que falta. 

Anke é levada a procurar seu filho Max, que mora em Hong Kong. Há um contraste evidente entre a calmaria a qual a personagem estava acostumada e o fluxo intenso da cidade grande, com vários arranha-céus iluminados. Em visita a um bairro chinês, Anke é levada a pensar em si mesma e na relação com os filhos como a imagem da água em contato com a madeira. Filhos crescem e tomam outros rumos, longe dos pais. O filme de Jonas Bak é um silencioso estudo sobre o que se perde ao longo da vida e como os diferentes rumos da existência conformam ou limitam a experiência. 

* Vistos na programação da 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

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